Inscreva-se com seu endereço de e-mail para ser o primeiro a conhecer as novidades.

Alentejo: a elegante roça portuguesa

By Posted on 3 m read


Já pensou se casar em um palácio de verdade, que ainda hoje é residência de descendentes da família real portuguesa? E se esse palácio tivesse direito a torres seculares, salões recheados de antiguidades e uma linda igreja de 1.485 dedicada a São João Evangelista, recheada de belíssimos painéis de azulejos do século 18? Agora a cereja do bolo: que tal tudo isso de frente para um imponente templo erguido pelos romanos no século I, no coração de uma graciosa cidade recheada de casas branquinhas que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO?

Essa irresistível proposta de sonhos é feita por ninguém menos que a proprietária do palácio, Sua Alteza Real Princesa Diana d’Orléans, duquesa de Cadaval e de Anjou e parente da “nossa” Princesa Isabel. Localizado em pleno centro histórico de Évora, a capital do Alentejo, e operado pelas mãos habilidosas do grupo Imppacto Weddings, o Palácio Cadaval foi erguido sobre as ruínas de um antigo castelo mouro em 1390. É muita história para contar – melhor ainda se for entre jardins, obras de arte e um lindo mobiliário de época.

Com pouco mais de 50 mil habitantes, ruelas calçadas de pedras e um belo casario que remonta ao período entre os séculos 16 e 18, Évora é designada como “cidade museu” pela própria UNESCO. Suas atrações incluem monumentos romanos, medievais, aquedutos seculares e uma linda catedral do século 13. Não há programa melhor do que se perder por suas ruelas e encontrar charmosos cafés, wine bars, deliciosos restaurantes.

Do lado de fora da cidade, é o melhor da elegante roça portuguesa que se apresenta. Campos prateados de oliveiras que se estendem até onde a vista alcança. Vinhedos que tingem a paisagem ora de verde, ora de lindos tons de laranja e vermelho. Sobreiros, milhares deles (a árvore da cortiça que é uma das marcas registradas do país). É nesse cenário ainda pontilhado, aqui e ali, por castelos, vilas encarapitadas no alto das montanhas e sonolentos rebanhos de ovelhas que se insere o Tivoli Évora Ecoresort, um oásis de linhas contemporâneas completamente imerso na paisagem, que nos recebeu por uma noite.

 

Menos de meia hora de estrada nos conduzem de lá ao maravilhoso mundo do mais famoso tapete português feito em lã e bordado a mão. Em Arraiolos, uma vila encantadora onde vivem apenas cerca de 3 mil pessoas, é comum ver as artesãs trabalharem as agulhas e linhas nas calçadas, à frente das casas. A volta no tempo fica completa com uma escapada às principais atrações da cidadezinha. A primeira delas é um castelo construído no ano de 1.305 que é um dos únicos exemplares do mundo em formato circular. Lá do alto, a vista de 360º dos arredores é arrebatadora.

A segunda atração é um mosteiro dedicado a Nossa Senhora da Assunção, que começou a ser erguido em 1.527 nas terras que haviam pertencido, no século 14, a ninguém menos que o Conde de Arraiolos, irmão de D. Inês de Castro (a famosa Inês, rainha póstuma e amante do futuro rei D. Pedro I de Portugal, que inspirou o ditado popular “Agora Inês é Morta”).

Hoje transformada em hotel de luxo administrado pelo grupo Pestana, a Pousada Convento Arraiolos mantém todos os traços originais, inclusive a linda igreja de teto abobadado e paredes cobertas de azulejos dos anos 1.700, assinados pelo mestre Gabriel del Barco – outro cenário perfeito para trocas de alianças. Ali, as antigas celas foram transformadas em quartos modernos e confortáveis, e a vida passa mais devagar à beira da piscina que se abre para o verde exuberante da região.


RealizaçãoDestination Wedding Lab Rio-Lisboa 2019, por Manoela Cesar | LocalÉvora| Organização: Grupo Imppacto e Estoril Garden Fotos: Duo BorgattoSabrina Vasconcelos e NJ Mattos Photography 

Seja moderninho case por amor
signature

Share this article

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.