Inscreva-se com seu endereço de e-mail para ser o primeiro a conhecer as novidades.

Art Nouveau e Art Déco em Downton Abbey

Este seria um post pequenininho do instagram do Colher (já estão seguindo a gente lá?), uma imagem para falar das travessas de cabelo em metal e de como elas são maravilhosamente bem usadas em Downton Abbey. Mas, me deu vontade de crescer o texto (claro, como todo jornalista, né?) e decidi compartilhar aqui minha admiração pela maestria dos figurinos de Downton Abbey at all…. A cada capítulo admiro mais a forma genial como os figurinistas e hair stylists da série traduzem o eclético clima da transição do art nouveau para o art déco, que marcou a virada da década de 1910 para 1920.

Art Nouveau_Downton Abbey_Painel_ Colher de Chá Noivas

Não por acaso, passamos a trama acompanhando a esta dança super bem ensaiada no figurino da trama, que mescla muito os os imponentes trajes da Belle Époque (época gloriosa, auge do estilo art nouveau), em geral usados pelas senhoras mais velhas da trama – a matriarca Violet Crawley (acima, à esquerda) é a representação total deste estilo que começa a literalmente “envelhecer” – com suas cinturas marcadas, corselets e grandes chapéus de abas (lembram do figurino do filme Titanic? É a mesma coisa. Titanic afundou em 1912, na mesma década da série).

Colher de Chá Noivas 1914 Figurino_Downton Abbey_art deco

Em contraposição, vem a emergência do estilo art déco, pós Primeira Guerra Mundial. Isso porque aquela coisa voluptuosa da Belle Époque ficou fora de contexto depois de tantas mortes e perdas, a decadência geral pedia um estilo mais sóbrio. Surge então a necessidade de simplificar as formas, apostar em modelagens menos sisudas, nas estampas geométricas, nos novos tecidos, como o Jersey, seguindo a máxima do menos é mais. A grande diva, claro, é Chanel, que rompe com o antigo comportamento feminino e defende um novo conceito de elegância: a elegância que vai além da estética, mas a da atitude, um elegância intelectual. Para isso, roupas mais confortáveis, para mulheres que queriam estudar, trabalhar e atuar na sociedade.

Chanel, que chega para romper com um forma de vestir muito relacionada com a opressão feminina da época. Afinal, quer metáfora melhor  do que as cenas em que os corselets são ajustados nas cinturas das mulheres, que tinham de prender a respiração para caber neles?

Pois bem, exatamente na época de Downton Abbey, os looks chanelianos começavam a emergir, com suas cinturas baixas e não marcadas, ausência do corselet, chapéus pequenos e sem abas, e, a maior das novidades: mulheres que vestiam calças! Claro, estes figurinos mais vanguardistas são justamente os que vestem as personagens mais novas da trama, como Lady Mary , Lady Edith, e ainda mais fortemente, no closet da super antenada Lady Sibyl.

painel lady mary

Nos cabelos delas, aliás, é bem bacana perceber a forma como esta mistura entre os dois estilos é feita. Junto aos vestidos chanelianos, elas usam as travessas ou tiaras de prata art nouveau. Foi exatamente nesta mescla que a Lady Mary casou: um vestido de noiva super Chanel e uma tiara super art nouveau – o art nouveau é um estilo que reproduz as formas naturais (lembram do Gaudí? Pode ser considerado um dos pais do art nouveau) e, como sabemos, a tiara do casamento foi uma reprodução de folhagens gregas – a Grécia, aliás, ganha força nesta época com o neoclassicismo, uma das correntes que apoiaram o estilo art déco, que chegava nesta década.

E por que falar de tudo isso? Porque de tudo isso podemos tirar muuitas inspirações para o grande dia, como podemos ver nas imagens abaixo.

downton abbey

A cena do casamento de Lady Mary foi super reproduzida em diversos casamentos ingleses recentemente. E – agora sim entro no assunto que eu queria falar lá no instagram –  as tiaras e travessas de lady Mary, que são excelentes para os cabelos das noivas mais estilosas, que buscam referências vintage.

downton abbey cabelos para noivas_colher de chaFotos: IMDB

Downton Abbey | Christmas Final Episode 2015 | Behind The Scenes We return to the sumptuous setting of Downton Abbey for the finale of this internationally acclaimed hit drama series. As our time with the Crawleys draws to a close, we see what becomes of them all. The family and the servants, who work for them, remain inseparably interlinked as they face new challenges and begin forging different paths in a rapidly changing world. Photographer: Nick Briggs

 

Seja moderninho case por amor
signature

Share this article

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comment
  • As 10 mais do Pinterest
    6 de julho, 2014

    […] Em junho, uma das minhas melhores amigas se casou. E eu amei a tiara que ela escolheu, para usar com um coque baixo. A tiara era uma corrente de metal que trazia um lindo acabamento em broches vintage, ela descia da frente do rosto até o coque, como um “colar ao contrário”. Me lembrou o estilo das mulheres de “Downton Abbey“. […]