
Faz quase dois anos, minha irmã se casou. E ela, que sempre foi indecisa, surpreendeu sabendo exatamente o que queria pro dia do seu casamento. Entre flores de papel na decoração, vestido cheio de renda e sabores deliciosos de bolo, chegamos ao assunto cerimônia. Foi então que ela me disse: “Quero que você fale na minha cerimônia. Não como celebrante, como irmã”. E aí, preciso dizer, estava lançada a tarefa mais difícil de todas. E a mais fácil também.
É, porque falar sobre quem a gente conhece tão bem tem dessas coisas. Ao mesmo tempo em que é muito difícil, pela emoção, pela expectativa que se cria, pelo tanto que você tem vontade de agradar as pessoas que ama, é também fácil porque, afinal de contas, dois irmãos compartilham muita coisa. A começar porque aquilo que nos é mais valioso, nossos pais. Depois, o quarto, as bonecas, o videogame, as roupas, o secador de cabelo, as viagens de férias. E é desse compartilhar tão intenso que nascem as melhores histórias da nossa vida. Algumas das quais nos divertimos e nos emocionamos contando numa cerimônia de casamento.
Acredito que uma cerimônia de casamento só é única e verdadeira quando é pessoal. Por isso, me interesso tanto em conhecer a fundo os casais que me escolhem como celebrante. E por isso também, ao final das cerimônias, tanta gente pensa que sou uma amiga antiga dos noivos e não alguém que foi contratada pra essa função. Quero dizer que o que emociona mesmo é uma fala que venha de dentro da história. Não um sermão, mas um testemunho. Quando incentivo os noivos a convidarem alguém querido pra fazer algum discurso na cerimônia, estou buscando não uma fala de quem observa somente, mas de quem viveu e vive algo bonito com um dos noivos ou com o casal. E aí, quando eles convidam um irmão ou irmã, é algo realmente inesquecível.
Algumas noivas têm receio dessa ideia porque pensam que um irmão pode falar dela, mas talvez não fale tanto do casal. Bem, é claro que a cerimônia de casamento existe pra contar a história de amor do casal, mas não podemos esquecer que uma história de amor só se dá a partir de duas histórias de vida que se encontram. Então, é lindo quando a sua história de vida é celebrada na voz de um irmão, na voz de alguém que te conhece tão bem e que está tão feliz sabendo que você fez a escolha certa nesse dia tão bonito. Não acha? Eu tenho plena certeza disso.
Talvez seja pela relação tão próxima que tenho com a minha irmã, mas posso dizer que, depois de mais de 120 cerimônias celebradas, as cenas mais inesquecíveis que eu levo comigo dos casamentos são os discursos dos irmãos e a emoção sem fim no rosto do casal. A aliança que temos com eles é uma das mais bonitas que carregamos pela vida. Na hora de formar uma nova aliança, é sempre bom lembrar disso. Aos futuros noivos, que sonham com uma cerimônia única, fica essa singela dica.
