
Matilde era filha de Henrique I, rei da Inglaterra (o filho mais novo de Guilherme, o conquistador), e sua primeira esposa Matilde da Escócia. Em 1114 ela se tornou imperatriz romana ao se casar com Henrique V, sacro imperador romano-germânico. Em 1125 (portanto 11 anos após ter deixado a casa dos pais), ao tornar-se viúva, foi despachada de volta para Inglaterra, pois o casal não tinha filhos.

Três anos antes, o único irmão legítimo de Matilde, Guilherme de Adelin, morreu em um naufrágio e a sucessão do trono inglês foi posta em dúvida. Henrique I já tinha se casado novamente, mas ainda não tinha outro herdeiro homem, e apavorado de não conseguir garantir seu direito a sucessão, convocou os nobres e em 1126 os obrigou a reconhecer os herdeiros de Matilde como herdeiros legítimos ao trono inglês.
O pai de Matilde tratou de achar imediatamente novo marido adequado para a filha. O consorte proposto foi o filho mais velho do Conde de Anjou, o que iria garantir as fronteiras do Sul com a Normandia.
Parecia tudo resolvido através dos diplomatas e então foi que descobriram que a noiva Matilde tinha 25 anos e o noivo Godofredo, apenas 11. E ainda assim o casamento foi realizado! É verdade que as bodas só aconteceram na segunda data marcada, uma vez que na primeira ocasião, o noivo não pode comparecer pois foi acometido de sarampo.



O casamento se mostrou difícil, mas ainda assim Matilde em 1133 deu à luz a seu primogênito, o futuro rei Henrique II que sucedeu o primo Estevão, e ascendeu ao trono aos 21 anos em 1154.Como solução para questões sucessórias o matrimônio foi um sucesso. O mesmo não pode ser dito no que se referiu à felicidade do casal.
Sobre o Colunista
Fernanda Britto – Costumes, Cerimonial e Protocolo. Trabalhando há mais de 30 anos com receptivo e cerimonial de VIP’s do Oriente médio, Europa e África, especializou-se em histórico de protocolos de casas reais.Consultora de Etiqueta e protocolo de diversas publicações e cerimoniais oficiais.Professora de Etiqueta e comportamento fundamentados em História e Antropologia.Em caso de dúvidas, entre em contato com conteudo@colherdechanoivas.com
