Inscreva-se com seu endereço de e-mail para ser o primeiro a conhecer as novidades.

Comida para as festas de fim de ano!

Comida para as festas de fim de ano

O Natal é uma comemoração do cristianismo que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Mesmo as pessoas que não seguem essa religião, nos dias que antecedem o dia 25, já começam a se programar para a festa, fazem enfeites, decoram suas casas, compram presentes e procuram receitas tradicionais para preparar a ceia que é realizada à meia noite do dia 24 de dezembro. O Natal é um momento de confraternização com a família, os amigos e também sinônimo de uma mesa farta.

colherdecha5

Tudo sobre a Ceia de Natal

A ceia de Natal é o auge de todas as comemorações do mês de dezembro. Aquela que reúne diversos tipos de iguarias e sabores e fica ainda mais gostosa quando tem a colaboração de toda família. A tradição da reunião e de cada um oferecer um prato e compartilhar ainda acontece. Mas, com a vida corrida de compromissos e trabalho, cada vez mais as pessoas estão recorrendo para comprar pratos prontos ou contratar serviços de buffet para a ceia de natal.Therezinha Calil Petrus - 85 anos - 22-05-16-1678

 

Basicamente, uma ceia de natal é formada pelos pratos principais, acompanhamentos, saladas e frutas diversas.  Ainda cabe também pensar em opções de entradas para aguardar até que todos os convidados cheguem para ceiar juntos.

Doris Abrantes 18-06-13 -0164_web

Como o clima do nosso natal é sempre bem quente, as saladas são muito apreciadas. Pode-se fazer dois ou três tipos sendo uma de folhas, uma com combinação de ingredientes doces e salgados e uma mais tradicional.

O Peru é um prato típico da ceia de natal seguindo o exemplo do tradicional dia de ação de graças dos Estados Unidos. De acordo com a tradição, a ave indica prosperidade e fartura.  Outro prato que não pode faltar na ceia é o bacalhau. Não importa como vai ser servido mas ele é um dos pratos típicos mais consumidos no período. O arroz como acompanhamento não pode faltar na ceia natalina mas para que ele tenha uma apresentação diferenciada muitas pessoas “incrementam” esse arroz com passas, damascos, nozes e etc. O importante é saber que nem todos apreciam este tipo de mistura e oferecer sempre a opção do arroz branco também. Já a farofa natalina pode ser variada e repleta de ingredientes.

colherdecha13

As sobremesas natalinas são um capítulo à parte. Começando pelas suculentas rabanadas, bolos de natal, panetone, pavês e tortas encerram com chave de ouro esta refeição tão farta e saborosa. Ainda pensando no nosso clima, a salada de frutas também é muito bem aceita como sobremesa leve e refrescante.

 

Tudo sobre a ceia do Revéilllon

Depois de muitos dias de confraternizações, festas, ceia e almoço de natal, quando chega no dia 31 de dezembro nosso apetite já não está mais tão favorável para esses excessos. Procuramos normalmente fazer uma refeição mais leve para curtir a virada do ano com alegria e disposição. Além disso, nesta data a bebida ganha maior destaque e garante a animação da noite.

Contudo, há quem não abra mão de realizar algumas superstições relacionadas à comida para garantir um novo ano próspero e com saúde. Veja algumas dicas:

  • Comer lentilhas: Há uma lenda que diz que elas são capazes de trazer sorte  financeira pois são parecidas com pequenas moedas;
  • Verduras: Comer qualquer tipo verdura, como repolho e couve, faz com que você mantenha o dinheiro dentro da carteira. É aconselhável ingerir mais de um tipo de uma vez só.
  • Macarrão: Em muitas culturas asiáticas o macarrão simboliza uma longa vida. É importante não cortá-los em tamanhos menores. Você deve tentar ingerir os fios inteiros e, assim, terá sorte.
  • Uvas: Na Espanha, as pessoas têm costume de comer 12 uvas à meia-noite, uma para cada batida do relógio. O objetivo é comê-las antes do início do novo ano. Alguns acreditam que a doçura de cada uva prevê como cada mês será.
  • Peixe: Muitas culturas acreditam que os peixes trazem boas vibrações. Os japoneses acreditam que eles são um símbolo de fertilidade por conta de sua capacidade de produzir toneladas de ovos. Os suecos também comemoram a virada do ano com uma abundância de frutos do mar, incluindo pratos em conserva.
  • Carne de porco: Muitas culturas dizem para colocar o porco no centro da festas porque eles simbolizam o progresso. O tamanho de um porco inteiro também representa a abundância.

Enfim, o importante é estar com as pessoas que amamos celebrando a vida!

Feliz Natal e um 2017 de muitas realizações

XOXO
signature

Share this article

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.