Inscreva-se com seu endereço de e-mail para ser o primeiro a conhecer as novidades.

Dicas para evitar conflitos e manter a harmonia

As pessoas que decidem criar um propósito para a vida a dois e resolvem se casar geralmente desconhecem os vários papéis e funções que assumirão no processo de mudanças que ocorrerá na vida de ambos, tanto do casal quanto de seus respectivos familiares. Transformar sonhos em realidade, harmonizar os valores pessoais e familiares e, principalmente, administrar as variadas expectativas e emoções exige um grande esforço de todos os envolvidos.

Na minha percepção e experiência de 15 anos como personal life coach, entendo que o casal necessite de todo o apoio, planejamento e muita inteligência emocional para administrar conflitos de interesses, respeitar as prioridades de cada um e, ao mesmo tempo, conseguir usufruir deste momento especial da vida com harmonia, tranquilidade e, porque não, até felicidade. Cuidar dos relacionamentos inter-pessoais, manter a comunicação clara e objetiva e organizar uma planilha de ações que envolvam os recursos necessários para cada setor a ser administrado são aspectos que podem fazer toda a diferença na “santa harmonia do lar” e evitar DR´s desnecessárias.

Betty2

Conflitos em meio aos preparativos do casamento

Na experiência da equipe do Coaching de Noivas, projeto que disponibiliza ao casal várias possibilidades de resolução das questões de dificuldades de administração, além de apoiar e auxiliar na elaboração do proposito comum, verificamos que muitas das brigas ou ressentimentos podem ser evitados. Abaixo, trago alguns dos principais motivos que fazem os noivos brigarem tanto durante os preparativos do grande dia:

Escolha da data do evento, que será a inauguração pública da vontade de formar um lar.

Organização da lista de convidados, que serão as pessoas eleitas para compartilhar desse momento.

Definição do estilo de casamento, essência que os noivos querem dividir com os convidados.

Elaboração da lista de presentes, uma das formas de manifestação de carinho dos convidados.

Eleição dos padrinhos e madrinhas, pessoas que têm importância na vida dos noivos.

Precisamos entender e acolher as diferenças, já que cada um é único e traz consigo uma bagagem de valores familiares além das referências sócio-cultural-religiosas, hábitos, atitudes e percepções de que entendemos como a realidade. Cada um quer dar o melhor de si, se esses elementos não forem bem trabalhados e alinhados, acabam causando atritos, frustrações e impactos que podem transformar-se numa sequência de mal entendidos e incômodos a todos os envolvidos neste “início da uma nova familia”.

Betty1

A metodologia do personal life coach de noivas tem como orientação entender as expectativas, alinhar os propositos, auxiliar na percepçao da construção das metas e objetivos da vida a dois e da familia, que estará em construção, além de buscar minimizar os fatores de riscos e de estresse nos relacionamentos.

Dedicação e capacidade de ouvir são a chave para o bom relacionamento

A resolução de todos esses dilemas? Lamento informar que não existem fórmulas mágicas, e sim uma abertura nas agendas para dedicarem-se ao que podem dar e fazer de melhor um pelo outro, aprender a ouvir atentamente, olhar e enxergar as necessidades, estar disposto a ceder e a negociar a favor dos dois quando necessário e dedicarem-se de corpo e alma ao que entendem ser prioritário à felicidade, harmonia, organização, realização de sonhos e de metas em comum.

Quem for receptivo e resiliente, melhor se adequar às novas circunstancias e conseguir apoiar e acompanhar a evolução do parceiro talvez recorra poucas vezes ao “kit de sobrevivencia do casamento“. Que bom que temos a condição de mudar sempre que necessário, que podemos evoluir e vivermos tudo que desejarmos se aprendermos como obter maior qualidade de vida e bem-estar nos relacionamentos e na vida pessoal.

Betty3

Sou casada com o mesmo homem, parceiro e companheiro de vida há 26 anos, porém só conseguimos essa proeza porque conseguimos olhar um para o outro com respeito, amor, consideração e, principalmente, porque apoiamos as mudanças que foram necessárias nas nossas vidas pessoais, familiares e como casal. A felicidade é construída através dos momentos, então mãos a obra!

Seja moderninho case por amor
signature

Share this article

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comment
  • Avatar
    Spazio
    21 de janeiro, 2016

    Muito bom esse post, Parabéns!