
Seja em móbiles, ou como backdrop de altares, os macramês tem sido a sensação em casamentos ao ar livre. Desde 2017, a demanda deste delicado artesanato na decoração de casamentos cresceu muito, para alegria das noivas que amam esta pegada handmade e feito com amor. Marô Bastos começou a criar macramês depois que viu na internet a tendência: – É um trabalho ancestral, de nós com a mão, e agora está no ápice da moda – conta. O macramê é uma técnica árabe, que começou com os mouros na antiguidade – e teve sua popularidade nos anos 70, com o movimento hippie e orgânico.
Autodidata, Marô aprendeu a técnica vendo tutoriais a internet (!) e logo criou sua própria marca – hoje vende tanto em feiras, como por encomenda, via instagram, e-mail e whatsapp -Existem um milhão de formas que podem ser feitas com macramê. À princípio, eu trabalho fazendo hang para pendurar vaso. Aí descobri os painéis, que chamamos de hanggingwall, que podem ser grandes ou pequenos – são os famosos portais de casamentos – conta. Esses “portais” são famosos por decorar backdrops de altares, com suporte natural de madeira – e são a forma mais popular entre as noivas.

Mas os backdrops não são a única forma utilizada em casamentos: caminhos de mesa, suportes de vaso e até mesmo porta bouquet pode ser utilizado para decoração – o céu é o limite! – O decorador pode pedir o que a imaginação dele deixar, e nós, com os nós, vamos longe nesta imaginação – conta Marô. Engana-se quem acha que o toque rústico e bucólico do macramê é somente para casamentos no campo: fica incrível decorar peças na praia, com galhos naturais e folhagens tropicais: uma autêntica “Lagoa Azul” romântica!
Outra forma popular de usar os macramês é em encostos de cadeira na mesa de família, além de porta guardanapos e até mesmo em bolos. Mas é preciso equilíbrio: como toda decoração, é necessário contrabalancear a rusticidade do artesanato com peças com linhas mais retas e mais contemporâneas – como taças de cristal, móveis com linhas mais retas de madeira e velas espalhadas pela décor.
Fornecedora de Macramês: Marô Bastos
