
Delicadeza, tradição e suavidade. O Muguet, ou Lírio do Vale, é uma flor branca, pequena e perfumada, originária do hemisfério norte e cultivada em bosques, que se tronou simbolo do mês de maio – o começo da primavera na Europa. Nas lendas britânicas, contam que os celtas usavam guirlandas e flores de muguet no primeiro dia do mês de maio – o mês das noivas. A história da flor, conhecida também como “Lírio do Vale” ou Lilly of the Valley, se popularizou na idade média na França, quando o Rei Charles IX recebeu um galho de muguet no primeiro dia de maio e começou com a tradição de oferecer às damas de corte as pequenas florzinhas. As costureiras da época também davam para crianças muguets no dia primeiro de maio, como símbolo de boa sorte – trabalhadores adotaram a florzinha como símbolo da festa do dia do trabalho.
Não demorou para as grandes Maisons francesas incorporarem na moda o muguet: Christian Dior foi pioneiro ao transformar a tradição do muguet em uma marca registrada de sua maison: em todos os seus desfiles, ele dava bouquets de muget para as mulheres, e a flor inspirou inúmeras coleções suas, assim como da Maison Givenchy. Depois da Segunda Guerra Mundial, o muguet substituiu a rosa como símbolo de resistência. Até hoje, no dia primeiro de maio, a prefeitura de Paris libera a venda de bouquets de muguet nas ruas, comemorando a antiga tradição europeia.
BOUQUET DA REALEZA
Desde à antiguidade, bouquets de muguet são comuns para noivas vão casar em maio na europa – é o melhor representação de paz, prosperidade e boa sorte no casamento. Alguns dos bouquets mais icônicos de Muguet foram os de Grace Kelly em seu casamento: que usou somente as florzinhas com um vestido com gola rendada alta e de Audrey Hepburn no filme “Funny Face”: na qual casa em Paris, em maio, com também um singelo bouquet.
As versões mais modernas do bouquet de muguet incluem misturas com outras flores: Kate Middleton, em seu casamento com o Príncipe William, usou um arranjo com mistura de lírios do vale, “Sweet William”, jacinto, hera, e murta. A murta do bouquet de Kate foi plantada na Osborne House, Isle of Wight, em 1845 pela Rainha Vitória, e foi usada em todos os casamentos reais britânicos desde então. Ano passado, foi a vez de Meghan Markle aderir aos muguets em seu bouquet de muguets e murtas, com flores brancas de pétalas misturadas.
