
Seja no verão ou em qualquer estação do ano uma coisa é indiscutível: o bolo é um dos ícones de toda festa de casamento. E quando se trata do calor intenso do Rio de Janeiro, quais cuidados devemos tomar na hora de escolhe-lo? Conversamos com experts no assunto: a Luciana Wellisch, da Confiserie de Lu, o Antonio Maciel e a Bel Nabais para saber as melhores opções para o seu casamento.
Tipos de bolos
Uma das super tendências para esta época do ano é o leve, gostoso e sem cobertura naked cake. E uma das coisas que explica ele ser tão queridinho dos casamentos realizados no verão é o tipo de local em que costuma-se casar nesta época do ano.
– No verão, as pessoas gostam muito de casar na praia ou na Serra, ou seja, em ambientes ao ar livre. Isso pede uma decoração mais boho chic que pede o naked cake, explica Antonio Maciel.
Outras excelentes opções são o semi naked cake, o red velvet, o bolo de rolo e até mesmo o bolo clássico, com alguns cuidados específicos.
– Nos bolos mais clássicos que levam cobertura de pasta americana e uma camada de chocolate, precisa-se pensar num local refrigerado para armazena-lo corretamente. Do contrário a pré cobertura pode ceder, alerta Luciana Wellisch, da Confiserie de Lu.
Recheios
Segundo Bel Nabais, os melhores e mais refrescantes recheios para o naked cake são os cítricos como, por exemplo, o lemon curd, uma geleia inglesa de limão. Já para o semi naked cake, ela sugere um recheio como chantilly ou geleia para servir gelado.
– Esta estratégia de usar chantilly ou geleia faz com que o bolo fique bem saboroso. Com a combinação, ele permanece úmido, perfeito para a estação quente, afirma a vencedora do “Que Seja Doce”.
Para os bolos mais tradicionais, Luciana Wellisch aconselha recheios que levam um cozimento como brigadeiro, doce de leite e geleias.
Já para o red velvet, Bel Nabais sugere recheio de cream tease e, para o bolo de rolo, recheio de fruta, como, por exemplo, a goiabada.
Decoração do bolo
Para a decoração, Bel Nabais indica frutas que, além de combinar com a leveza do naked e semi naked cake, é melhor para a digestão. Antonio Maciel dá a opção das lindas flores de açúcar que fazem uma integração bem harmônica com o cenário da época.
-Com um paisagismo mais florido e verde – com muita folhagem, broto e semente –
sugerimos o bolo de casamento com flores de açúcar, numa pegada mais tropical e colorida, indica o especialista.
Luciana Wellisch dá uma dica: para esta época do ano, os bolos de casamento ficam maravilhosos com uma estética em cores vibrantes e temas tropicais. E outra grande tendência é o living coral.
