Inscreva-se com seu endereço de e-mail para ser o primeiro a conhecer as novidades.

Kuks, o barroco secreto da República Tcheca

By Posted on 2 m read

A comuna de Kuks, localizada no distrito de Trutnov, na Boêmia Oriental, é um dos mais belos lugares barrocos da República Tcheca e perfeito para uma viagem a dois repleta de história. Na sua melhor época, ela poderia facilmente ser comparada às cidades termais da Boêmia, e seu valor arquitetônico continua a surpreender visitantes do mundo todo – incluindo uma verdadeira galeria de belas estátuas, como as do “Michelangelo Tcheco“, e uma das grandes raridades do mundo, o presépio singular esculpido na rocha.

O ponto dominante da bela aldeia, com uma multiplicidade de edifícios feitos em madeira, é o monumental complexo barroco do outro lado do rio que anteriormente pertencia às mais importantes estâncias termais dos
países tchecos. No final do século XVII, após a descoberta das fontes de cura, o conde Špork decidiu construir um sanatório cuja vida cultural tornou-se famosa graças às danças, teatros e caças. E, embora a fama já tenha passado, os visitantes ainda ficam impressionados com o esplendor e a beleza do barroco em sua forma mais pura.

A FARMÁCIA CHEIA DE TESOUROS

A parte mais importante de Kuks é, sem dúvida, o seu monumental hospital com a Igreja da Santíssima Trindade de pedra e cripta misteriosa. Dentro, os visitantes podem ver a exposição dedicada à vida de seu fundador e também ao medicamento, já que até hoje é sede do Museu Farmacêutico Tcheco. De forma alguma deixe de visitar a farmácia barroca local, a segunda mais antiga da Europa. No entanto, se você espera apenas medicamentos atuais, ficará surpreso: algumas garrafas de farmácia contêm poções como “sangue de dragão”, “pó da cabeça de um enforcado” ou “fígado de lobo”. Se você gosta de cristais e arte moderna, não deixe de visitar a exposição de um dos mais famosos escultores checos da atualidade: Bořek Šípek.

UMA CAMINHADA DO AMOR

Em frente ao edifício do hospital, você será tocado pelas estátuas monumentais das doze Virtudes e Vícios Humanos. Seu autor é o brilhante escultor Matyáš Bernard Braun. Aqui é possível encontrar a representação de Fé, Amor, Esperança, Sabedoria e Justiça, e também do Orgulho, Avareza, Inveja, Raiva, Vingança e Desespero.

UMA RARIDADE MUNDIAL  NO MEIO DE UM BOSQUE

Depois de uma caminhada agradável, os visitantes podem alcançar uma raridade mundial que está na floresta perto de Kuks. Só aqui é possível encontrar o conjunto único de esculturas barrocas esculpidas diretamente em uma rocha que evoca um Belém Presépio, criado para que haja um lugar para refletir e rezar no meio de uma “natureza inóspita”. Destaque especial para a Adoração dos Pastores e a chegada dos Reis Magos, ou também do belo poço de Jacó.

XOXO
signature

Share this article

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.