Inscreva-se com seu endereço de e-mail para ser o primeiro a conhecer as novidades.

Especial de Inverno | Lua de Mel em Gramado

Print

Quando os casais imaginam sua Lua de Mel, é esperado que desejem destinos estrangeiros, como as românticas cidades da Europa, mas nem sempre as férias coincidem com a data do casamento (foi assim comigo, em função do trabalho, só fiz minha lua-de-mel na Provence quase um ano depois de casar…). Mas impossível deixar passar em branco, né! Nestes casos, fazer uma viagem mais curta logo depois do grande dia é fundamental. E dentro do Brasil, uma das opções que com certeza são dignos de deixar deliciosas lembranças a dois está a Lua de Mel em Gramado.

Localizada na Serra Gaúcha, (RS), a cerca de 100 km de Porto Alegre, a cidadezinha parece saída de um conto de fadas. Colonizada por italianos e alemães, o estilo rústico e charmoso da arquitetura dos dois países está muito presente tanto nas casas residenciais como nas lojas e a sensação é a de que você foi transportado para uma pequena cidade alemã. Para quem adora esse estilo, Gramado é um lindo lugar para desfrutar – especialmente a dois. Ao andar pela cidade, o que mais vemos são casais apaixonados curtindo o friozinho constante (ainda mais no inverno) e as muitas flores, espalhadas lindamente pelas ruas.

Gramado 2-1

Gramado 1

Se você deseja fazer de Gramado o palco da sua Lua de Mel, ou de uma viagem romântica, trouxemos muitas dicas para o melhor da cidade ser aproveitado. Começaremos com os pontos turísticos, que não ficam só em Gramado – as cidades vizinhas, como Canela e Bento Gonçalves também são um show à parte.

Gramado - Pontos turísticos da cidade

Na cidade gaúcha, um dos lugares mais visitados é o famoso Lago Negro. O nome veio por conta das árvores que rodeiam o lago de água verde-escura e foram trazidas diretamente da Floresta Negra, na Alemanha. No verão, o lugar fica cheio hortênsias, enquanto no inverno, as cores predominantes são as das azaleias. O Lago Negro é ideal para uma caminhada a dois, ou andar de pedalinho, todos em forma de cisne.

Gramado 1-1

Gramado 1 - Lago Negro

Palco de um dos maiores festivais de cinema do Brasil, o Palácio dos Festivais, ou Cine Embaixador, abriga o Festival de Cinema de Gramado em agosto. Fora da época da premiação, o cinema mantem em cartaz alguns filmes, preferencialmente nacionais, para o público da cidade. Na frente do lugar, fica uma estátua do Kikito, estatueta entregue aos vencedores do festival.

Gramado - Palácio

Bem no centro da cidade está a Praça Major Nicoletti, inaugurada em 1936. Bem tranquila, iluminada e agradável, a praça fica ao lado da Rua Coberta, grande centro gastronômico de Gramado. Quando o cansaço de andar pela cidade bater, este é um ótimo lugar para descansar.

Gramado 1 - Praça

Já em Canela, o Parque do Caracol é parada obrigatória para quem adora natureza. Além de uma grande área verde própria para trilha, também é possível subir em um teleférico para admirar a Cascata do Caracol e o canyon em que ela está. Como o passeio pode ser longo, existem vários quiosques ao longo do parque e outras pequenas atrações, como uma vila de imigrantes inspirada em tradições italianas e alemães.

Gramado - Caracol

Gramado - Caracol 2

Para os que são fãs de vinhos, espumantes e sucos de uva, Gramado e as cidades ao redor podem trazer boas surpresas com suas vinícolas. Uma das melhores é a Garibaldi, que oferece uma visita até os toneis de vinho e explicação de todo o processo de fabricação das bebidas. No final, a vinícola ainda oferece uma degustação dos melhores vinhos e sucos de uva da casa, além de seus espumantes mundialmente premiados.

gramado 1 - vinícola

Gramado - Gastronomia da Serra

 

 

Quando viajamos, uma das coisas que mais chama a atenção no lugar é a comida típica. Em Gramado, o cardápio de restaurantes tem muita influência tanto da colonização alemã quanto da italiana, que consegue agradar todos os gostos.

A Rua Coberta é um local referência de gastronomia no centro de Gramado. Lá é possível encontrar os mais diferentes tipos de comida, desde sopas até pizzas, em um ambiente super aconchegante e familiar. Nas épocas festivas, como na Páscoa ou Natal, o lugar é todo enfeitado e oferece atrações temáticas. Vale muito à pena dar uma passadinha lá, mesmo que seja somente para conhecer.

Gramado - Rua Coberta 1

Gramado - Rua Coberta 2

Um tipo de comércio que você encontrará com frequência na cidade são as casas de fondue. Por conta do tempo frio, que permanece em grande parte do ano, o fondue pode ser uma ótima forma de se esquentar e, de quebra, ser um momento romântico a dois. As opções são muitas, principalmente no centro, mas as casas mais famosas e tradicionais da cidade são o Chateâu de La Fondue e a Swiss Cottage, que oferecem fondue de queijo, carnes e chocolate.

Gramado - Fondue 1

Muito famoso na região sul do país, o café colonial conquista a todos que visitam Gramado. Se você nunca provou, vale muito a pena a experiência de se deliciar com vários quitutes doces e salgados no meio da tarde, com uma variedade incrível de receitas trazidas da Itália e da Alemanha. As opções são muitas: pães, bolos, tortas, sucos, doces e muito mais. O Coelho Café Colonial e o Gramado Café Colonial são ótimas indicações para os fãs do estilo.

Gramado - Café Colonial

Outra refeição amada na região são as sopas, principalmente a tradicional de Capeletti (presente como entrada em quase todos os restaurantes da cidade). Para aqueles dias que o frio estiver forte, mas a fome nem tanto, vale dar uma olhada no Sopas da Serra (no Hotel Sky) e na Casa das Sopas (no Hotel Sul Serra).

Gramado - Sopas

E olha que bacana: Muitos dos restaurantes da cidade oferecem transportes de ida e volta gratuitos até os hotéis, basta consultar previamente com a administração do local.

Gramado - Chocolates famosos

 

 

Quando pensamos em frio, serra e Gramado, lembramos imediatamente do chocolate icônico da região, famoso em todo o país por seu sabor inconfundível. São muitas as marcas próprias da cidade e dos lugares vizinhos, de modo que você terá de provar todos (ou a maioria) para decidir o melhor  – creio que isso não será nada difícil, não é mesmo? As mais famosas são a Lugano, a Florybal, a Caracol, a Chocolateria Gramado, a Planalto e a Prawer – chocolate caseiro mais antigo de Gramado.

Muitas delas oferecem passeios às suas fábricas e os visitantes podem ver de perto como os chocolates são feitos, moldados e decorados. São tantas barras, trufas e bombons que você nunca mais vai querer sair de lá, e lembre-se: você não pode deixar Gramado sem provar um delicioso chocolate quente de uma dessas marcas. Acredite, são maravilhosos!

Gramado - Chocolates

Gramado - Igrejas maravilhosas

 

 

Em cidades maravilhosas como as da Serra Gaúcha, é óbvio que encontraríamos igrejas igualmente lindas para visitar. Em Gramado temos a Igreja de São Pedro, nem no centro da cidade, construída em pedra basáltica e simplesmente incrível. Os vitrais coloridos são um charme. 

Gramado - Igreja

Bem ao lado da igreja, os casais podem eternizar seu amor em uma fonte chamada Fonte do Amor Eterno. Bem ao estilo da Pont des Arts, em Paris, os casais podem pendurar cadeados com um coração de metal e seus nomes gravados nele. Mais apaixonante, impossível!

Gramado - Fonte

Outro cartão postal de Gramado é a Igreja Evangélica da Confissão Luterana do Brasil, mais conhecida como a Igreja do Relógio. Na primavera, os arredores da construção ficam tomados de hortênsias, e a imagem que se tem é a coisa mais fofa do mundo. Seu famoso relógio faz parte do dia a dia da cidade, e o soar do sino pode ser ouvido por toda Gramado.

Gramado - Igreja Relógio

Saindo de Gramado, encontramos em Canela outra igreja muito linda: a Catedral de Pedra. Localizada bem no centro da cidade, seu estilo gótico encanta a qualquer um, o que a fez se tornar um dos pontos turísticos mais visitados de todo o Rio Grande do Sul.

Gramado - Igreja São Pedro

Gramado - Tradições gaúchas

 

 

Se os visitantes de Gramado e proximidades quiserem mergulhar com tudo nas tradições da cidade, podem desfrutar de muitas noites de espetáculos culturais. A Noite Alemã é realizada em Nova Petrópolis e oferece um delicioso jantar com o melhor da culinária alemã, acompanhado de café colonial completo. Para fechar a noite, apresentações de shows de músicas e danças típicas.

Gramado - Noite Alemã

Para os que procuram o churrasco típico gaúcho, a pedida é a Churrascaria Garfo e Bombacha, em Canela. Ao longo da noite, além do churrasco assado na vala, também é servido o famoso chimarrão, mas o carro-chefe da noite é o show de música e dança rio-grandense. Com certeza será um momento cheio de tradição e cultura.

Gramado - Noite Gaúcha 1

Gramado - Hotéis e pousadas

 

 

Como o centro de Gramado é bem pequeno, a grande maioria dos hotéis e pousadas da cidade fica bem perto de todos os restaurantes e pontos turísticos. Para os que ficarem um pouco longe do centro, um táxi rápido resolve qualquer problema.

O Hotel Gramado Master Palace fica a 300 metros do centro de Gramado e conta com uma infra estrutura muito boa. Quartos amplos, sempre com varanda e aquecedores. A piscina aquecida no terraço é a grande atração do hotel, principalmente por conta da vista: o lindo Vale do Quilombo. Para quem não quer gastar com táxi, o hotel oferece aluguel de bicicletas para seus hóspedes.

Gramado - Hotel Master Palace 1

Gramado - Hotel Master Palace 2

Quem deseja muito luxo e o melhor serviço que Gramado tem a oferecer pode escolher o Hotel Saint Andrews como o melhor lugar para se estar. Seus quartos são charmosos e de alto luxo, com serviço de mordomo full-time e oferecimento de dispositivos iPad para o uso dos hospedes.

gramado - hotel saint andrews.

Gramado - Hotel Saint Andrews 2

E para os casais, que querem viver uma linda história de amor em Gramado, o Hotel Varanda das Bromélias é um verdadeiro sonho. A administração do hotel é especialista em personalizar os quartos da maneira como o hóspede pedir, principalmente para Lua de Mel. Outro diferencial do hotel é o piquenique, perfeito para quem adora explorar a natureza no terreno.

Gramado - Hotel Varanda das Bromélias 1

Gramado - Hotel Varanda das Bromélias 2Colaborou Paula Borges

XOXO
signature

Share this article

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comment
  • Luiz Queiroga
    19 de julho, 2016

    Parabéns pelo site, estes relatos dos noivos são ótimos.
    Abraços.