Inscreva-se com seu endereço de e-mail para ser o primeiro a conhecer as novidades.

Happy Valentine’s Day!

Hoje é um dia especial, o dia do lendário São Valentim, o santo do amor e da família em muitos países do hemisfério norte. Como este é o primeiro Valentine’s Day em nosso blog Noivas, decidi reeditar aqui o post em que contei a história do Santo lá no Colherinha de Chá. Diferente do nosso Dia dos Namorados, o Valentine’s Day é um dia em que todos declaram o seu amor não apenas ao seu namorado ou namorada, mas aos familiares e todos a quem se ama.

Explica-se: diz a lenda que o imperador romano Cláudius II estava mais interessado nas guerras do que na vida em família e se convenceu de que os solteiros, sem esposas nem filhos, eram melhores soldados do que os casados, porque não teriam nada a perder no campo de batalha. E Claudius II foi tão longe nesta crença que no ano 269d.c. ditou uma lei proibindo o casamento(!). Foi aí que São Valentim fez jus ao nome e desafiou o imperador, celebrando matrimônios em segredo e defendendo o amor construído em família. Até ser descoberto, preso e executado.

 

Foi então que, em homenagem a ele, as diversas famílias que puderam nascer dos casamentos celebrados por  ele passaram a homenageá-lo com demonstrações de amor às pessoas que amavam no dia de seu aniversário.

Por isso, em diversos países europeus – e os ingleses levaram esta crença aos EUA-, as pessoas celebram o amor de diferentes maneiras, dentro de suas culturas. Na Itália, fazem um grande banquete. Na Dinamarca, mandam flores prensadas umas às outras, chamadas “flocos de neve”. Nos EUA, produzem cartões artesanais ou álbum de fotos que narram a história da família e na Inglaterra, crianças recebem docinhos de seus pais.

Seja moderninho case por amor
signature

Share this article