Inscreva-se com seu endereço de e-mail para ser o primeiro a conhecer as novidades.

De Kate Middleton a When Calls the Heart: o vestido de noiva Eduardiano

Posted on 4 min.

Quem aqui já assistiu a série When Calls The Heart? Eu nunca tinha visto, até semana passada. Pra que? Socorro, são seis temporadas e estou viciada, apaixonada por tudo, especialmente pelo figurino da protagonista, a linda Elizabeth Thatcher vivida por Erin Krakow. E quem aqui consegue ter um momentinho de lazer sem fazer algum link com trabalho? Eu não. Pois bem. Sempre que assisto uma série de época, especialmente as que se passam entre o final do século XVIII e o início do século XX, fico fascinada vendo o modo de vida daquelas mulheres, que enfrentaram situações tão desafiadoras, que precisaram lutar por direitos que hoje a gente já nasceu tendo, e que por isso parecem ser tão “naturais”… A verdade é que nada na História é algo “muito natural”. Tudo o que temos e vivemos hoje é consequência do que foi feito, semeado, antes. E se hoje podemos escolher livremente com quem vamos nos casar, o formato da cerimônia, o vestido, etc, é porque lutamos por isso – bom, sejamos honestas: é porque lutaram por nós. Elas, mulheres de séculos atrás, lutaram por nosso poder de escolha. Certo? Ok, vamos em frente. Como eu ia dizendo, eu estou apaixonaaaada por esta série – e até o Rafa se animou e está vendo comigo, oba! E claro que fui pesquisar no Google sobre a cena de casamento da série (ainda não chegamos nesta parte aqui em casa, maaas… cena de casamento é o tipo de spoiler que vale a pena, né!). Foi quando percebi uma semelhança enorme entre o vestido da protagonista e o da Kate Middleton, vejam na imagem que montei: 

when calls the heart era eduardiana vestido de noiva kate middleton principe william manoela cesar colher de chá noivas palestra casamento pot amor

Mesmo a série tendo sido gravada em 2014, depois do casamento de Kate, trata-se de uma série de época, então, mesmo que a futura rainha da Inglaterra tenha sido a fonte de inspiração nesta produção, isso jamais aconteceria se o vestido de Kate não tivesse homenageado o estilo da época em que se passa a série, concordam? 

Então vamos nesta timeline: a série de passa em 1910. Qual era o estilo estético desta época? Rainha Victoria já tinha falecido, portanto, a Era Victoriana já tinha se encerrado, e subiu ao trono seu filho mais velho, o Príncipe Eduardo – alguém aí lembra de outra série do Netflix viciante ao ouvir falar em príncipe Eduardo? ;)

Quando falamos de When Calls The Heart (e de Anne with an E ) estamos falando da Era Eduardiana. Em termos estéticos, este é um passo adiante na silhueta volumosa do vestido imortalizado por Rainha Victoria. Se as vitorianas resgataram a cintura fina que foi deixada de lado na Regência, o progresso tecnológico e industrial da Era Eduardiana vai celebrar ainda mais as formas femininas. Mas se o novo espartilho S projeta o busto e o traseiro, as golas altas garantem o recato das damas. E temos aí uma ode às rendas e ao tecido branco, que ganha ainda mais glam com broches e camafeus. E, claro, estamos em meio ao brilho da Belle Epoque. Tal qual o Titanic, a elite acelerava sem saber do iceberg que encontraria logo ali na frente (e mudaria tudo de novo.. mas isso é papo para um outro post!). 

 when calls the heart era eduardiana vestido de noiva kate middleton principe william manoela cesar colher de chá noivas palestra casamento pot amor

“A verdade é que nada na História é algo “muito natural”. Tudo o que temos e vivemos hoje é consequência do que foi feito, semeado, antes. E se hoje podemos escolher livremente com quem vamos nos casar, o formato da cerimônia, o vestido, etc, é porque lutamos por isso – bom, sejamos honestas: é porque lutaram por nós. Elas, mulheres de séculos atrás, lutaram por nosso poder de escolha”

Fato é que falei tudo isso para dizer que: se sabemos que o vestido de Kate Middleton foi uma citação ao vestido de Grace Kelly, então, o vestido da Grace Kelly foi uma citação à Era Eduardiana. Gentem, eu juro que nem eu que amo história tinha esta percepção tão clara. Vocês tinham? Bom, daí fui pesquisar. E olhem o que encontrei! Não é lindo isso de estudar história e linear ? 

when calls the heart era eduardiana vestido de noiva kate middleton principe william manoela cesar colher de chá noivas palestra casamento pot amor

Em tempo, a série da TV (disponível no Netflix) é baseada no livro da escritora canadense contemporânea Janette Oke, conhecida por livros que têm o posicionamento feminino como força motriz, em tramas que narram a saga de mulheres corajosas como protagonistas.Confesso que não conhecia nem a série nem o livro até semana passada. E estou doida para ter um tempinho para ler este livro. Janette Oke When Calls the heart When Comes the Spring casamento colher de chá noivas palestras amor livro book netflix

E VEM AÍ MINHA PALESTRA DE HISTÓRIA DO CASAMENTO

De Jane Austen a Rainha Victoria: a historia do casamento e suas tradições, protocolos, estilos e cores

Pessoas amadas, aproveito o post com pegada de história para falar que estou preparando uma aula linda sobre a História do Casamento, com muito conteúdo, imagens e referências, no congresso online Brasil Wedding Week , de 02 a 04 de junho, com informações preciosas para todos os profissionais de eventos, especialmente em tempos de tantas transformações. Um dos destaques, será a minha palestra De Jane Austen a Rainha Victoria: a historia do casamento e suas tradições, protocolos, estilos e cores com um conhecimento aprofundado sobre os costumes e estilos, paletas de cores e referências estéticas nas artes de receber. Imperdível. Para participar, garanta sua vaga clicando neste link! Espero por vocês =)

 

Seja moderninho case por amor
signature

Share this article