
Um vestido de noiva de 150 anos é o ponto de partida desta história incrível. Na família da jovem escocesa Tess Newall desde 1870, o vestido foi feito por sua tataravó Dora e, desde então, vem sendo usado por todas as noivas de sua família. A vez de Tess fazer valer a tradição centenária foi em julho de 2016, em sua cerimônia de casamento com Alfred Newall na medieval Morham Parish Church (veja aqui no post as imagens deste casamento tão encantador). Mas o plot point aconteceu depois do casamento, quando Tess enviou o seu vestido-relíquia para a lavanderia Kleen Cleaner em Edinburgh e, após meses tentando buscar o seu vestido sem sucesso, a loja simplesmente fechou suas portas, sem devolver o vestido (!). Gente, imagina isso?
–Quando fiquei noiva, minha avó disse que eu poderia usar o vestido que estava no sótão e que já era da nossa família há mais de cem anos. Eu sempre gostei de coisas antigas e foi uma honra poder vesti-lo no dia do meu casamento. Lembro-me de quando abri a caixa, ele estava meio amarelado, enrolado num papel de seda – contou Tess à BBC.
Ontem, a boa notícia chegou! Tess – que havia pedido ajuda pública nas suas redes sociais e teve um alcance de 250 mil compartilhamentos – anunciou que, finalmente, o vestido foi encontrado (ufa! borbulhas de champagne, por favor). Um dos ex-sócios da lavanderia viu as mensagens e decidiu fazer uma busca avançada no estabelecimento. O vestido foi encontrado jogado no chão, misturado com outras peças e o mais incrível: sem sequer ter sido lavado!
– Quando o enviei para lavar, eles disseram que o vestido ficaria pronto em 10 semanas. Achamos tempo demais, mas concordamos. Meu pai ficava ligando para saber se estava pronto e os funcionários diziam que não. Então, em novembro decidimos ir ao local e, para a nossa tristeza, havia uma placa informando sobre a falência da empresa – lembra Tess, que chorou muito com sua mãe a perda do vestido – Foi tão triste para a nossa família perder o vestido. Há tantas emoções e histórias relacionadas a ele.
Tess recebeu uma ligação ontem do “proprietário muito gentil da loja que havia lido sobre o caso. Ele foi checar o que havia sido deixado pela Wylie & Bisset e encontrou um vestido antigo de renda em uma pilha amassada no chão.
– Minha mãe e meu pai foram lá e, para o espanto e alegria deles, é o nosso vestido, ainda com o nosso bilhete. Minha família não sabe como agradecer a todos por terem criado esse ‘frenesi’ que nos permitiu entrar na loja e encontrar o vestido – postou Tess, agradecida.
Fotos: reprodução Tess Newall
