Inscreva-se com seu endereço de e-mail para ser o primeiro a conhecer as novidades.

Perfil de Fornecedor: Artur Santana da Festa Crackers

By Posted on 5 m read

Após 3 anos morando na Inglaterra, convivendo com pessoas e culturas dos mais diversos países, Artur Santana conheceu a mulher de sua vida: Frankie. Depois ter uma imersão no natal típico inglês com a família da esposa, na linda região de Cornwall, Artur conheceu uma outra paixão – os Christmas Crackers: um “bombom gigante” feito de papel, com surpresas dentro para serem “disputadas” entre amigos e familiares em momentos especiais. A lembrança foi inesquecível e virou modelo de negócio para Artur montar sua empresa, a Festa Crackers, atendendo o público corporativo, publicitário, de eventos e é claro, de casamento -“Estamos trazendo para o Brasil um pouco da tradição e da elegância dos eventos e festas da Inglaterra” – conta o empreendedor.

 

Artur Santana e Frankie com os Crackers

 

O que são e como funcionam os Crackers?
Os Crackers são “papeis personalizados” no formato de um “bombom gigante”, com diferentes enfeites. A lembrança é “recheada” com surpresas, presentes, mimos, brindes ou produtos de sua preferência. Tradicionalmente usado no Natal Inglês e agora adaptado para as festas brasileiras. Quando o Cracker é segurado pelas pontas e puxado por uma ou mais pessoas, o papel se rasga criando um estalo – Crack! (mini explosão causada por uma quantidade mínima de uma recarga de explosivos que está dentro do cracker). A diversão consiste em quem ficar com a maior parte do Cracker, ganha o presente surpresa que vem dentro. Ele também pode ser usado apenas abrindo um lado do cracker – desta forma você tira as suas surpresas de dentro e fica com o Cracker como recordação ou ser usado novamente.

Como você começou a empresa Festa Crackers?

Um belo dia, no inicio do ano 2000, decidi que eu deveria aprender inglês. Um ano depois, eu estava em um avião para Londres. Vivi meus 3 primeiros anos estudando, conhecendo novas pessoas, novas culturas e passando os Natais no frio londrino. Logo apos um desses Natais, dia 26 de dezembro de 2004, feriado na Inglaterra, em um bar no leste da cidade, conheci a mulher da minha vida – Frankie. Mas ate então, não sabia que esse encontro iria mudar minha vida completamente. Felizmente isso me abriu portas para conhecer melhor a cultura inglesa e também os natais típicos ingleses, onde no dia 24 de dezembro à noite. Os anos se passaram e fui convidado para passar um natal na casa dos pais da Frankie.

Tive contato com tradições locais que me marcaram: mergulhos no mar gelado da região no sul da Inglaterra e também os tao famosos Christmas Crackers. Tivemos um natal inesquecível, mas foram os Christmas Crackers que chamaram minha atenção. Aquele momento da ceia de natal com os crackers me transmitiram muita alegria e energia: de repente, toda aquela elegância do Natal inglês se transformou em uma grande brincadeira entre familiares. A partir daí, uma aventura se transformou em nossas vidas: decidimos levar todos esses momentos especiais para o Brasil – o Cracker realmente é uma forma de unir amigos e familiares em momentos especiais.

 

 

Porque trazer os crackers para o Brasil?

Eu sou uma pessoa movida a desafios e isso foi um dos motivos que fui morar em Londres. Eu adoro novidades, sou curioso, adoro festas, diversão e de estar perto de amigos e familiares. Após experimentar a tradição dos crackers e ter adorado, decidimos passar um natal no Brasil e levar alguns crackers conosco. Foi uma experiencia fantástica! Amigos, familiares e ate os vizinhos vieram conhecer a tradição inglesa de natal que chegava ao Brasil.

Em um belo dia, a Frankie e eu tomamos a decisão de introduzir esta tradição Inglesa para as festas brasileiras. Tivemos em varias missões: fizemos pesquisas, participamos de feiras e eventos, medindo o interesse das pessoas e vimos que o feedback foi muito positivo. Hoje, independente se você e um expatriado da comunidade inglesa, sentindo saudade das festas natalinas, ou um dos primeiros adeptos brasileiros que querem impressionar seus amigos e familiares com esta tradição divertida, a Festa Crackers veio para te divertir!

Qual a origem dos crackers?

Uma tradição inventada na Era Vitoriana, em 1847 pelo londrino Tom Smith, o cracker é uma ideia que sobreviveu a duas guerras mundiais, foi proibido por um período, não mudou o formato e apenas aumentou o sucesso. Em uma viagem para Paris em 1840, Tom Smith, um businessman apaixonado por novidades, descobriu pela primeira vez o tao famoso “bombom” francês. Como já era perto do natal, Tom decidiu pegar a ideia e introduziu o primeiro lote de bombons na Inglaterra; um doce chic coberto com papel de seda. Após o natal as vendas caíram e para dar continuidade na ideia do bombom, Tom Smith criou algo mais simples e barato, uma “embalagem” diferenciada com doces dentro e adicionou poesias. A ideia da poesia foi um sucesso para os jovens ricos e monarcos com as mulheres da época.

Após o inicio deste “bombom” na Inglaterra e a introdução das poesias e provérbios, Tom Smith ainda queria adicionar algo diferente para deixar sua descoberta ainda mais especial. Uma noite, quando estava sentado em frente da lareira, jogou um pedaço de madeira, a qual começou a estalar – crack, crack, crack. Estes mini estalos deram a ele a ideia de introduzir um estalo na ideia que ele havia criado. E foi assim então que surgiu os tao famosos Crackers e o seu estalo. Seu filho, Walter Smith, deu continuidade ao negócio e foi quem iniciou a ideia de colocar outros tipos de presentes, surpresas e também uma cora de papel, que representa os Reis magos – tradicionalmente encontrada dentro dos Crackers Ingleses.

O que tradicionalmente é colocado dentro dos crackers?

Tradicionalmente, dentro dos Crackers contém surpresas divertidas – como bibelôs, brinquedos, mimos e doces. Além disso, você encontra a coroa de papel usada na ceia e algo escrito, como uma piadas, provérbios e inicio de conversas – tudo para unir e interagir amigos e familiares em momentos especiais. A Festa Crackers foi ainda mais a frente e já produzimos os Crackers personalizados no Brasil, onde você pode criar seu design único e exclusivo, usar suas cores favoritas e colocar lembranças que vão do tradicional Christmas Crackers à sofisticadas lembranças personalizadas de casamento.

XOXO
signature

Share this article

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.