Inscreva-se com seu endereço de e-mail para ser o primeiro a conhecer as novidades.

Perfil de fornecedor: Itamar Jr.

By Posted on 5 m read

A trajetória do fotógrafo de casamentos Itamar Jr. tem sido marcada pelo seu fascínio pela força da imagem e sua capacidade de despertar emoções. Formado em Jornalismo e Publicidade pela PUC-Rio, com pós-graduação em Gestão do Entretenimento na ESPM, Itamar descobriu seu amor pela fotografia através dos vários cursos eworkshops que fez, principalmente com sua experiência em fotografia documental no International Institute of Photography, em Nova York.

Itamar-jr-colher-de-cha-noivas-6

Como você percebeu que era apaixonado por fotografia e faria dela sua profissão? Como começou a fotografar casamentos?

{ Itamar Jr. } Desde novo sempre fui muito interessado em fotografia. Lembro de fazer muitas fotos da minha irmã desde que ganhamos as antigas máquinas de filme. Na época, havia todo o processo de revelação e demora para ver o resultado, mas acho que essa vontade de fazer aquilo ficar bom de verdade nunca me abandonou. Me formei em jornalismo e publicidade na PUC-Rio e fiz alguns módulos de introdução à fotografia, fotografia publicitária, enfim. Fui apurando meu olhar e investindo em mais e mais cursos. Comecei fotografando profissionalmente ensaios por incentivo da minha esposa, Adriane Matheus, que estava começando a carreira como maquiadora e trabalhando com noivas. Além disso, trabalhei com a fotógrafa Flávia Soares, com quem aprendi muito, e Gustavo Marialva, ambos grandes amigos. Em 2011 fiz o meu primeiro casamento totalmente sozinho e não parei mais. Há muito amor em todo o processo, mas muita responsabilidade, comprometimento e disposição também. Fotografar casamento é um exercício constante de busca pela antecipação dos momentos que não podem deixar de ser fotografados, tudo com arte, técnica e intuição. Além da fotografia, também tenho uma carreira como supervisor de produção de vídeos na TV Globo, que é uma empresa que me ensina muito. A televisão me ensinou que nenhum bom trabalho se faz sozinho, quanto melhor for o trabalho de todas as equipes envolvidas nesse dia, melhor será o resultado.

Como é o primeiro contato com os noivos e o acerto dos detalhes da fotografia do casamento?

{ Itamar Jr. } Isso depende muito dos próprios noivos, em termos de disponibilidade, distância e tempo que dispõem. O que acho indispensável é uma conversa. Meu trabalho é contar a história do dia do casamento deles. Para que isso aconteça de uma forma precisa, é importante que eu saiba a história deles, como se conheceram, o que curtem, quem é importante para a relação e estará presente. Além disso, é importante contar com a ajuda do cerimonial e, juntos, somarmos esforços para cumprir os horários e planejamento no dia. Eu envio questionários e ajudo no check list do dia também. Nossa missão nesse dia é basicamente somar à alegria do casal.

Você faz muitos destination weddings e casamentos fora do Brasil. Como esse tipo de experiência influencia no seu trabalho?

{ Itamar Jr. } Uma curiosidade na minha carreira é que o primeiro casamento que fiz, em 2011, já foi um destination wedding. Eu comecei a carreira no mercado de casamentos, se podemos estabelecer esse marco, com um casamento na França. Depois desse, vieram outros trabalhos e cursos em Nova York, Ohio, França, entre outros. Além de destination weddings fora do Brasil, tenho muito prazer em trabalhar em casamentos em Búzios, aqui no Rio de Janeiro, sempre contando com a ajuda do impecável trabalho da Raquel Abdu, que é uma pessoa que passei a admirar mais a cada trabalho.

Na hora de fotografar, o que mais lhe inspira? É o seu dia-a-dia, suas experiências de vida, os próprios noivos?

{ Itamar Jr. } Uma mistura de tudo que falou. A minha fotografia é resultado direto da vida que levo, das viagens que faço, das pessoas que amo, de tudo que estudei, das referências fotográficas que tenho, e, principalmente, das histórias que conto através das fotos. A realidade me dá muitos elementos para criar. É importante estar muito atento nos eventos e perceber a hora de interagir, a hora de dirigir, a hora de interferir, a hora de deixar a espontaneidade ganhar espaço. A qualidade do trabalho produzido será proporcional ao esforço e dedicação minha e da equipe no dia do evento.

Sua esposa, a maquiadora Adriane Matheus, já trabalhou ao seu lado diversas vezes. Como é essa dinâmica?

{ Itamar Jr. } Sou suspeito para responder, mas é um prazer grande trabalhar com minha esposa. Fazemos muitos trabalhos separados, mas quando estamos juntos a festa ganha uma proporção maior para gente. Eu amo estar ao lado dela e poder trabalhar com ela é um prazer maior ainda. Nós nos ajudamos, nos antecipamos a necessidade um do outro, é um casamento em todas as áreas, inclusive profissional. A Adriane é uma profissional muito dedicada, talentosa e super disciplinada, e isso torna tudo mais fácil para mim como fotógrafo. Além disso, nossas atividades se complementam e estamos sempre dispostos a fazer um bom trabalho juntos. Além do trabalho dela, ela também me ajuda com a agenda e minha relação com os meus clientes. Acabamos tendo muito assunto em comum e isso é ótimo.

Uma dica de ouro para os casais que estão procurando pelo fotógrafo do casamento?

{ Itamar Jr. } Procurem alguém com quem sintam uma identificação de estilo de trabalho, acima de tudo. Existem diferentes profissionais com variadas propostas e linguagens hoje no mercado. Acho importante se identificar estética e pessoalmente com alguém com quem vão passar o dia mais importante de suas vidas. Conversem com clientes antigos do fotógrafo, conheçam as experiências dessas pessoas, isso tudo é muito importante. Um arrependimento ou decepção nessa escolha certamente vai marcar a vida do casal para sempre.

Itamar-jr-colher-de-cha-noivas-4

Itamar-jr-colher-de-cha-noivas-1

Itamar-jr-colher-de-cha-noivas-5

Itamar-jr-colher-de-cha-noivas-2

Itamar-jr-colher-de-cha-noivas-3

Quer conhecer melhor o trabalho do Itamar Jr.? Entre em contato:

Email: contato@itamarjr.com.br

Site: itamarjr.com.br

Facebook: www.facebook.com/itamardeassisjr

Instagram: instagram.com/itamar.jr

 

Seja moderninho case por amor
signature

Share this article

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.