Inscreva-se com seu endereço de e-mail para ser o primeiro a conhecer as novidades.

Perfil de fornecedor: Manu Guerra

By Posted on 5 m read

Emanuelle Guerra é carioca e maquiadora formada pelo Senac-RJ há 9 anos. Em 2008 entrou para o time da MAC Cosmetics, onde descobriu o universo da moda e ingressou nas semanas nacionais. Assinou campanhas para MY Place, Alphabeto e XPTO, além de executar diversos editoriais e ensaios. Passou pela Dermage como maquiadora regional e, durante sua permanência por quatro anos como maquiadora exclusiva da CHANEL, Manu se encantou completamente pelo mundo das noivas, assumindo o comando de seu próprio barco, o Manu Guerra Makeup, em 2010.

Perfil-de-Fornecedor-Manu

Como você descobriu seu amor pela maquiagem e quando percebeu que era isso que você queria fazer na vida?

{ Manu Guerra } Desde criança já amava maquiagem, mas nunca foi um pensamento de desejo profissional. Minha tia é costureira e lá em casa sempre tiveram revistas de moda e beleza. Eu amava aquelas mulheres! Meu sonho era ser psicóloga, mas entrei no curso de maquiagem do Senac com o intuito de ganhar dinheiro extra aos fins de semana para ajudar na faculdade. Foi quando conheci o Andre Vidal, meu professor e, hoje, um dos meus melhores amigos, que me fez braço direito em seus serviços. Em um dos trabalhos, maquiei uma mulher que não se embelezava há muito tempo e quando terminei, ela se emocionou ao se olhar no espelho e redescobrir a linda mulher que era. Resgatar essa auto-estima me fez chorar, senti isso junto com ela. Essa sensação é indescritível e viciante. Nesse momento eu descobri que era isso que desejava fazer na vida: resgatar a auto-estima.

A ida para o mercado de casamentos foi por acaso? Como foi essa experiência?

{ Manu Guerra } Embora eu já tivesse feito algumas noivas, meu trabalho era com moda, que é um campo totalmente diferente das noivas. No início foi meio complicado, já que o mercado de casamentos, assim como todos os nichos, é bem fechado. As noivas não sentiam segurança em fechar comigo por eu ter um portfólio basicamente fashion. Mas tudo mudou quando me casei, em 2010. Procurei nos grupos e comunidades da internet maquiadores que me agradassem em não encontrei nenhum que fizesse meu estilo. Senti falta de uma beleza mais moderna, que acompanhasse o estilo de nós, mulheres contemporâneas, que não fosse tão clássico. Com isso, percebi a necessidade de uma beleza de noiva que caminhasse com as tendências de moda, sempre levando em consideração, claro, que são noivas. Fui fazendo algumas noivas e editoriais de casamento e, aos poucos, formando meu portfolio de beleza de casamento.

Você tem uma longa experiência com moda, desfiles e campanhas publicitárias e também já foi docente do SENAC e do Antonoff. Como essas várias vertentes influenciaram no seu trabalho?

{ Manu Guerra } Influenciou basicamente em trazer a modernidade e o frescor da moda e das tendências para a beleza da noiva. Toda mulher quer se sentir capa de revista, não é mesmo? E sobre ser docente no SENAC e no Antonoff, isso me trouxe mais disciplina e ordem no dia da noiva. Já minha experiência na M.A.C. e na CHANEL me trouxeram refinamento. Cada trabalho trouxe uma experiência importantíssima para a minha bagagem profissional.

Como você faz para conhecer a noiva e fazer a prova de maquiagem?

{ Manu Guerra } Por incrível que pareça a maioria das minhas noivas fecha por email sem me conhecer. Algumas marcam reunião para conversarmos e nos conhecermos antes de fechar. Me sinto muito honrada pela segurança que elas sentem em fechar comigo sem me ver ou ouvir minha voz, isso significa que estou por um bom caminho e que meu trabalho está sendo bonito. Deixo minhas mídias sociais abertas e penso que isso também seja uma coisa positiva, para que elas vejam meu dia-a-dia e conheçam um pouco de mim ainda que virtualmente. Marcamos nossa prévia geralmente para um ou dois meses antes do casamento em meu atelier, sempre em dias da semana. Esse dia é crucial, já que conversamos muito e ela pode conhecer o profissional da minha equipe que fará o penteado sob minha supervisão; esse mesmo profissional será o que me acompanhará no dia do casamento. Eu crio o visagismo junto com ela, testamos, nos divertimos, enfim, tudo o que tiver de ser ajustado e moldado na beleza tem que ser nesse dia, por isso a duração é de três ou quatro horas.

No ano passado você abriu o seu atelier em Copacabana. Conte um pouquinho sobre esse marco na sua carreira.

{ Manu Guerra } Foi uma delícia e ainda parece um sonho! Eu e a Thay Rabello, minha sócia, quase enlouquecemos e por muitas vezes pensamos em desistir. Muitas noites sem dormir pesquisando, projetando e fazendo planilhas (essa parte da planilha sempre foi com ela!), mas, no fim, deu tudo certo e saiu do jeitinho que planejávamos. O atelier é muito importante, já que a cliente, quando entra, já sente a nossa energia e nosso modo de ser, além de ter privacidade para conversarmos. Isso foi extremamente importante para o meu trabalho, porque a noiva precisa gostar do meu trabalho para me procurar, mas ao me encontrar ela precisa se identificar comigo, gostar da minha energia e da vibe do lugar. Meu trabalho é algo muito próximo dela no dia mais importante de sua vida e, por isso, a noiva precisa amar quem estará com ela nesse momento – “nos 45 minutos do segundo tempo”, como costumo dizer.

Dica de ouro para as noivas que estão em dúvida sobre qual maquiagem usar em seu casamento?

{ Manu Guerra } A dica de ouro é não ter regras. Maquiagem não tem mais isso do que é certo e errado. o certo é o que tem a ver com você, mas as coisas precisam ter uma linha de pensamento para não ficar confuso. Em primeiro lugar, se pergunte como você se vê e o que deseja passar para as pessoas. Baseado nisso, a mulher vai criar mentalmente qual será sua versão de noiva. A partir daí, a escolha do vestido, do horário e do local do casamento, o estilo da decoração, tudo influencia na beleza que será criada. O ponto mais importante é que ela se sinta ela mesma ao entrar e não uma personagem. O noivo está esperando que ela entre e não outra pessoa. Maquiagem não é para transformar as pessoas, mas exacerbar o que já é lindo e esconder os prontos fracos. É a versão 2.0 dela mesma.

Manu1

Manu3

Manu4

Manu2

Quer conhecer melhor o trabalho da Manu Guerra? Entre em contato:

Telefone: (21) 99380-4343

Site: www.manuguerramakeup.com/

Facebook: www.facebook.com/manuguerramakeup

Instagram: instagram.com/manuguerramakeup/

XOXO
signature

Share this article

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comment
  • Amanda
    30 de novembro, 2015

    Fotos muito lindas!