Inscreva-se com seu endereço de e-mail para ser o primeiro a conhecer as novidades.

Como organizar o cortejo do Casamento cristão

O Colher de Chá é um blog de casamento que tem como linha editorial incentivar cerimônias pessoais, criativas e com a participação dos noivos nos preparativos. Mas, isso não significa que a gente não goste do que é tradicional, muito pelo contrário! A gente ama a delicadeza dos rituais e a forma como as famílias de diferentes culturas fazem seus ritos de “despedida dos filhos” e abençoam esta nova fase tão importante de suas vidas. Por isso, vamos iniciar hoje uma série de posts que esclarecem a etiqueta de cada tipo de cerimonia e seus diferentes cortejos. E a gente abre a série falando sobre como organizar o cortejo do casamento cristão, vamos ver?

Nathalia e Rafael 17
Casamento da Nathália e do Rafael, mostrado aqui no Colher.

A forma mais tradicional de entrada em um casamento cristão é iniciada com a entrada dos padrinhos, seguidos pela mãe da noiva com o pai do noivo, depois o noivo com a sua mãe, as crianças e, finalmente, a noiva com o seu pai.

Esta composição foi muito bem ilustrada no livro “R.S.V.P. – Realizar Sonhos, Verdadeira Paixão, do querido cerimonialista Roberto Cohen:

Cortejo - Cortejo Cristão 1

Porém, nada impede que o casal mude essa ordem, seja por gosto pessoal ou levando em consideração o pedido de algumas pessoas que participarão desse momento. O próprio Cohen, o papa do cerimonial, explica:

– Hoje as pessoas não se preocupam tanto com o protocolo. Elas precisam fazer aquilo que lhes é mais agradável. Tem noivo que quer ser o primeiro porque quer ver todo mundo entrar. Nesse caso, ele entra primeiro com a mãe, seguido por seu pai com a mãe da noiva, depois os padrinhos, as crianças e, finalmente, a noiva com o pai – ensina Cohen (recomendado em nosso Guia de Fornecedores).

c14
Casamento da Heloísa e do Guilherme, mostrado aqui no Colher.

Em relação aos padrinhos, existem duas formas: começar pelos casais da noiva e depois os casais do noivo, ou intercalando os casais, começando pelo lado da noiva, segundo Cohen. Porém, se o primeiro casal de padrinhos do noivo for considerado mais importante que o primeiro casal de padrinhos da noiva, é melhor que eles entrem na frente.

– Para mim, o certo a se fazer na entrada dos padrinhos é entrar um casal e, quando ele estiver no meio do caminho, entrar o próximo. Assim, você terá sempre o caminho até o altar preenchido, com um casal no meio, um entrando e um chegando. Além de evitar que os padrinhos fiquem grudados, também ajuda a equipe de fotógrafos e da filmagem a registrar todo o cortejo – aconselha o cerimonialista.

Alice e Antonio 22
Casamento da Aline e do Antonio, mostrado aqui no Colher.

A noiva deve entrar do lado direito de seu pai, dando-lhe o braço esquerdo. Quando chega ao altar, ela fica do lado esquerdo do noivo, assim como família da noiva fica sempre do lado esquerdo do altar, enquanto a do noivo fica no lado direito. Quanto às crianças, não é obrigatório que elas fiquem no altar durante a cerimônia. Na ilustração abaixo, vemos exatamente como deve ficar para a cerimônia ter início:

Cortejo - Cortejo Cristão 2

Na hora da saída do cortejo os noivos vão sempre na frente, seguidos pelas crianças, os pais da noiva, os pais do noivo e os padrinhos, na mesma ordem que entraram no início da cerimônia. Depois de uma linda cerimônia, estão todos prontos para uma festa melhor ainda.

Seja moderninho case por amor
signature

Share this article