Um dos lugares mais míticos do mundo, repleto de lendas, deuses e rituais, a Grécia é também dona de uma cultura muito forte em torno do rito do casamento. Bem marcante no país, as danças e o menu farto em peixes, queijos e bolos de mel são algumas das grandes características que podemos destacar nos casamentos gregos. Para revelar um pouco do que de fato persiste por lá nas cerimônias dos dias de hoje, a fotógrafa francesa Charlotte Valade, que reside no Rio de Janeiro há 10 anos, compartilha com o Colher de Chá Noivas a sua cobertura do belíssimo casamento do casal Nikos e Danae, na praia de Thassos.
Um dos pontos altos da festa grega é quando a noiva parte da cerimônia em direção à casa do noivo, simbolizando a passagem para uma nova fase da vida. Seguida pelo cortejo musical, com os convidados entoando canções, tocando flautas e carregando objetos que representam prosperidade e fertilidade, como tochas e vasos, a noiva vai sendo abençoada pela comunidade rumo à sua nova casa.
Dentro da tradição da grécia antiga, antes de casar os noivos precisavam tomar o “banho da purificação”, uma imersão com óleos essenciais. E, antes de seguir para o altar, a noiva oferecia seus brinquedos aos deuses do casamento (Zeus, Hera, Afrodite, Apolo e Ártemis) como um marco de amadurecimento e da despedida da infância em direção para uma nova fase da vida.
Pelas fotos de Charlotte, é possível percebemos bem a passagem da noiva junto ao cortejo pelas ruas da praia, com muita música e instrumentos de sopro. Mas, aqui, no lugar da casa do noivo, todos seguem para um restaurante à beira-mar, com mobília azul e branco – claro –, toalhas brancas, cestas com limões sicilianos e jarras com folhagem de oliveiras carregadas de azeitonas eram basicamente o que decorava a mesa dos convidados. Para completar, paredes de pedra, roupas claras, sandálias baixas e muitas, muitas velas e luzes pendentes. Ah sim, e as risadas da noiva – que, só de olhar, dá vontade de rir junto.
Gosto, especialmente, da simplicidade e da espontaneidade reveladas neste casamento. Danae está nitidamente feliz, solta e leve. Acho que esta leveza de alma é algo que podemos “importar” dos casamentos gregos. Independente do estilo e da religião, sempre é possível externar e compartilhar a felicidade, né? De que adianta a melhor make up do mundo se a noiva está tensa? Vamos seguir o exemplo da Danae e cantar e cantar e cantar. Afinal, a vida é bonita, é bonita e é bonita…
Fotografia de casamento: Charlotte Valade
Filme “Casamento Grego” | Mamma Mia | Livro “Amor, sexo & casamento na Grécia Antiga“
