Inscreva-se com seu endereço de e-mail para ser o primeiro a conhecer as novidades.

Sabrina e Simon | Casamento na Alemanha

By Posted on 7 m read

Antes de falar deste querido casamento na Alemanha, da Sabrina com o Simon, preciso contextualizar que o noivo Simon é um irmão de coração que eu e meu marido temos. Atravessamos o oceano para vê-lo se casar. E foi especialmente emocionante. Além disso, enquanto blogueira, presenciar um casamento na Alemanha permitiu conhecer ainda mais o formato dos casamentos neste país tão lindo e interessante que é a Alemanha.

simon e sabrina sentados
A linda noiva Sabrina com Simon na porta da igreja de Nürtingen

NOSSA HISTÓRIA COM SIMON

O ano era 2008 e eu ainda namorava o meu Rafa. Vivíamos uma fase cult & cool e tínhamos acabado de nos “juntar” num apê em Santa Teresa. Como a casa era grande, amigos em comum nos apresentaram ao Simon. Ele procurava um lugar para morar uns meses no Rio, onde ficaria à trabalho. Curtimos a ideia de conviver com um amigo alemão.

Só que, ao longo deste tempo, Simon se tornou não só um amigo, mas o verdadeiro irmão que ele é hoje. Mesmo falando um idioma tão diferente do nosso, ele aprendeu a falar português em pouquíssimo tempo. E de forma tão fluente, mas tão fluente, que falava gírias com sotaque carioca. A gente se divertia muito com ele falando “cara” como se fosse vírgula. E ele nunca entendeu as diferenças sociais do Brasil. Tratava a todos de forma igual, o que faz dele uma pessoa realmente especial.  Um dia, Rafa escreveu com letra de forma na porta da nossa geladeira Ich Liss Fuss Ander. Tecla sap: Amanhã estou de volta, bjs Simon“. Para eu pensar que era uma frase em alemão de verdade. E eu acreditei! Rimos muito e, desde então, passamos a nos chamar de famíliaIchLiss Fuss Ander“.

O jeito boêmio e a paixão por cerveja fez com que não demorasse muito Simon ganhasse o apelido de “Rei da Lapa“. Ele sempre, sempre, descia as ruas do bairro no saudoso bondinho de Santa Teresa rumo aos sambinhas e barzinhos da Mem de Sá, e voltava, claro, cheio de histórias que nos divertiam. Fazia amizade com todo mundo, da baiana do acarajé aos donos dos bares, e conquistava amigos de infância por onde passava. E sempre tinha este jeito tranquilo, feliz e… single! Morou em Buenos Aires, São Paulo, Rio, Itália e sei lá mais onde. E por todos estes lugares Simon construiu laços de amizade para a vida toda.

Lapa e o bondinho de santa teresa
Arcos da Lapa com o bondinho de Santa Teresa | Foto: Comitê Rio450

Até que um dia, pouco tempo depois de voltar para a sua linda cidade natal, Nürtingen, no interior da Alemanha, ele conheceu Sabrina e sua vida mudou. Linda, de olhos azuis e cabelos pretos, quase uma branca de neve, Sabrina conseguiu algo impressionante: fazer Simon ficar de vez na Alemanha.

convite sabrina e simonEles nos enviaram duas cartas (pelo correio mesmo), uma comunicando que eles ficaram noivos e logo em seguida um Save The Date. Tínhamos de estar lá. Começamos a nos preparar para este destination wedding. Sim, porque mesmo sendo realizado na cidade natal dos noivos, o casamento foi um destination wedding para pelo menos metade dos convidados, que partiram de diferentes regiões da Europa (no nosso caso, do Brasil) para ver este acontecimento: Simon ia se casar! Malas prontas, passagens compradas, e lá fomos nós com Antonio, então com 3 anos rumo à sua primeira viagem internacional. E não poderia ser melhor: casamento do tio Simon!

O CASAMENTO NA ALEMANHA

Diversos aspectos diferenciam os casamentos alemãs dos casamentos brasileiros. Primeiro, o fato do casamento ser bem mais intimista. Salvo raras exceções, os casamentos na Europa são miniweddings e tem muito MUITO envolvimento dos noivos e dos familiares não só nos preparativos mas no próprio roteiro: a família fala, os noivos falam, os amigos fazem homenagens durante a festa. É bem bonito e emocionante. O casamento do Simon teve 3 dias de comemorações: o primeiro é o Polterabend (espécie de “chá de panela” tipicamente alemão), casamento civil e casamento religioso seguido de almoço e festa.

O POLTERABEND

O Polterabend é uma celebração tipicamente germânica, de despedida da casa dos pais, um ritual muito interessante! Na palavras do Simon:

– Normalmente, a Polterabend acontece na casa dos pais da noiva ou dos pais do noivo. Os noivos organizam um churrasco ou brunch com bebidas e os convidados, entre eles os vizinhos e amigos dos pais, trazem porcelana para quebrar. Os convidados jogam as porcelanas no chão para os noivos recolherem juntos todos os cacos. Isso significa que a porcelana quebrada vai levar sorte para a vida de casados, que tudo precisa quebrar antes do casamento e que nada mais se quebre na vida de casados – contou Simon. É muito divertido, aqui neste link tem fotos interessantes desta comemoração.

CERIMÔNIA CIVIL

Em seguida, a cerimônia civil é realizada na prefeitura da cidade dos noivos. A do Simon com a Sabrina foi realizada na prefeitura de Nürtingen, e por se tratar de uma cidade no interior da Alemanha, vocês podem imaginar. Era um lugar lindo, em clima medieval.

saida dos noivos civil

Casamento Civil na prefeitura

CASAMENTO RELIGIOSO

A cerimônia religiosa foi bem bonita e tem coisas bem diferentes. Lá, apenas a noiva com seu pai entram rumo ao altar. O noivo já fica esperando por ela no altar, ao lado do celebrante. E os pais e padrinhos assistem a tudo sentados, nas primeiras filas de cadeiras da igreja. Simon se casou na igreja luterana de Nürtingen – que havia sido praticamente destruída na época da Segunda Guerra e que seu pai, arquiteto e já falecido, trabalhou na total restauração da igreja. Foi uma homenagem muito bonita.

No meio da cerimônia, um trio gospel cantou canções como “Ain’t no mountain high enough“, e convidou todos a cantarem junto. Ao final, o pastor entregou a bíblia que usou durante a cerimônia de presente para o casal levar para a vida nova. Bem bonito isso de levar a bíblia usada na cerimônia para a vida de casados. Tivemos a honra de ter Antonio como “flower boy“, espécie de pajem, mas cuja missão é jogar flores nos noivos e no caminho deles. Antonio cumpriu a missão!

A FESTA DE CASAMENTO – O BOLO PRIMEIRO!

A festa de casamento alemã é feita para ser de fato um ritual de passagem na vida dos noivos. Logo depois da cerimônia religiosa, realizada pela manhã, fomos para o local da festa, uma linda propriedade de plantio de flores, que Simon alugou. Ao chegar, nada de coquetel salgado ou welcome drink. Bem diferente do nosso modo de casar, lá o bolo de casamento é cortado logo no começo e servido com muitas tortas e bebidinhas quentes: café, capuccino, chá. Fomos recebidos então com as deliciosas tortas que as mães dos noivos prepararam, e, nas bandejas dos garçons, muitas xícaras quentinhas começaram a circular. Neste meio tempo, os noivos fizeram fotos juntos e com os convidados.

Lugares marcados e discursos emocionantes

Mais ou menos uma hora depois, todos foram convidados a se sentar. E sim, lá todo mundo tem lugar marcado. Fomos colocados em uma mesa com amigos, pertinho da mesa principal, uma mesa retangular, com os noivos no centro, com seus pais e irmãos, todos sentados de frente para os convidados.

A madrinha e melhor amiga de Sabrina teve um papel importante, como um misto de mestre de cerimônia e cerimonialista. Era ela quem conduzia o roteiro da festa ao microfone. Primeiro, ela deu a palavra às mães dos noivos. Cada uma ficou de pé, e fez um discurso contando detalhes interessantes da vida de seus filhos. Na intenção de integrar os convidados e fazer com que todo mundo tivesse pelo menos uma pequena noção de quem era cada um, a querida Christiane, mãe do Simon, que é melhor anfitriã que já conheci, produziu uma brincadeira inspirada no filme preferido do filho, “Quem quer ser um milionário“.  Ela suspendia cartazes voltados para os convidados e de costas para os noivos e com algumas perguntas do tipo: “Quem daqui veio da Itália?” e dependendo das pessoas que levantavam a mão, os noivos precisavam descobrir qual tinha sido a pergunta. Foi uma forma prática e divertida de apresentar todo mundo para todo mundo, logo no começo da festa.

Depois, os noivos tomaram o microfone para agradecer e falar da importância do casamento para eles. E, em seguida, a madrinha e o best man do Simon, também deram seus depoimentos.  É comum nesta parte todo mundo chorar. E mesmo estando todos falando em alemão, e eu não entender nada além de guten tag, eu também chorei. Porque a linguagem do amor é universal né?

A dança com surpresa medley

Como falei neste post com 8 dicas para a primeira dança, não só me emocionei como me surpreendi com a primeira dança do Simon e Sabrina. Eles começaram com a balada “Just the way you are“, do Bruno Mars, trilha do namoro deles. E todos estavam já com os  olhos marejados quando de repente a música parou e começou um batidão gangsta, e eles fizeram bonito numa coreográfica rápida e sincronizada, ao melhor estilo dos rappers! Menos de 1 minuto depois, começou outra música de ritmo diferente, outra e outra, até a “música do Gugu’ “é dia de festa, dance sem parar…” num medley bem engraçado, ao maior estilo do filme “O lado bom da vida“, foi demais!

Antes da pista começar a bombar, os noivos foram sentados em cadeiras lado a lado. E começou uma brincadeira que parece muito as que acontecem no chá de panela brasileiros, com perguntas que testavam o quanto eles se conheciam bem. Depois, todas as madrinhas colocaram óculos escuros e foram para a pista juntas, cantar um rap feito para a Sabrina, que falava da amizade que tinha de continuar forte, mesmo depois da sua vida de casada. Achei também muito legal esta forma das madrinhas demonstrarem seu carinho e sua torcida. Nas palavras dos noivos, o casamento deixou tudo ainda melhor.

– Casar foi uma experiência linda, sobretudo porque os amigos vieram do mundo todo. Como já morávamos junto, a vida de casado não mudou tanto, mas com certeza deixou tudo “oficial”, melhor e mais forte! – contaram eles. Vamos ver as fotos? 

casal simon

portao simon e sabrina

simon e sabrina sentados

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas

10924627_10152928940187973_2797276255180173865_o

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas

entrada noiva 2

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas

10923821_10152928957272973_6220382287986232458_o
Trio gospel cantou “Ain’t no Mountain High Enough” e outros hits

franzisca

10896364_10152928942597973_8611298339334554039_o
A bíblia usada para a cerimônia é dada para o casal como presente da igreja para a nova família

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas
Reparem no meu filhotinho de terno e gravata borboleta azul distribuindo flores: orgulho da mamãe!

antonio pajem

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas
Ganhamos balões de coração, fizemos um pedido de sorte para o casal e soltamos os balões nesta intenção

balões no ar ok

fotos pais dos noivos

placa boas vindas ok

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas

placa mesas simon

topo bolo simon

10922398_10152929139152973_4691106572470517207_o

mesa do bolo

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas

buffet simon

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas

cervejas simon

convidados simon

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas
O noivo Simon oferece uma das várias tortas deliciosas ao meu pequeno

simon e antonio

casamento na Alemanha publicado no blog de casamento Colher de Chá Noivas
O PhotoBooth fez muito sucesso, com diversos adereços dispostos em prateleiras

Fotos: acervo pessoal

XOXO
signature

Share this article

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Comments Yet.